UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, agosto 01, 2009

Lembrete



AMIB em ritmo de eleições.
Votos serão colhidos somente pelo site da AMIB.
Atualize seu login e senha para poder votar.




Visite o site da AMIB para maiores detalhes - Processo Eleitoral - AMIB


sexta-feira, julho 31, 2009

Processo Eleitoral - AMIB

A Comissão Eleitoral (CEL) da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) informou o resultado final da 1º FASE do processo eleitoral para a Diretoria Executiva - Biênio 2010/2011. Foram inscritos e homologados dois candidatos, o Dr. Afonso José Celente Soares (RJ) e o Dr. Ederlon Alves de Carvalho Rezende (SP).

A 2ª FASE do processo eleitoral ocorrerá entre os dias 6 a 15 de agosto, quando os dois candidatos deverão entregar a composição completa de sua chapa à CEL. Entre os dias 16 e 19 do mesmo mês, acontecerá a análise e homologação das chapas, e no dia seguinte, 20 de agosto, a divulgação aos associados. As chapas deverão ser compostas por Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente, Diretor Secretário Geral, Diretor Tesoureiro e Diretor Executivo do Fundo AMIB.

Maiores informações: http://www.amib.org.br/noticias.asp?cod_site=0&id_noticia=266&keyword=Processo_Eleitoral_2009

Programa Jurídico para Médicos Intensivistas - AMIB

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) firmou parceria com a Eugênio de Lima e Pitella Advogados (ELP), consultoria jurídica e de negócios especializada na área de saúde, para o oferecimento aos associados da entidade do Programa Jurídico para Médicos Intensivistas. O acordo foi conduzido pelo Dr. José Mário Teles, presidente da Comissão de Defesa do Exercício Profissional, e oficializado esta semana pelo Dr. Álvaro Réa-Neto, presidente da AMIB.

O Programa Jurídico para Médicos Intensivistas prevê a orientação especializada aos médicos que queiram preventivamente instalar soluções de gestão de riscos jurídicos e operacionais, acreditação e esclarecimentos sobre ações indenizatórias. A parceria também oferece aos médicos associados pré-consulta jurídica sem custo, e, para aqueles que possuem pessoa jurídica constituída será fornecido serviço de "análise crítica do contrato social", com o objetivo de constatar eventuais pontos de vulnerabilidade patrimonial, fiscal e societária, sem ônus. Além de oferecer desconto de 25% para qualquer outra contratação de serviços.

Fonte: Defesa Profissional - AMIB

Reunião

Entre a Camara Técnica de Terapia Intensiva do CREMERO, a SOTIRO e os Chefes das UTIs do Estado.
Data: 21 de agosto de 2009
Horário: às 9:30 min
Local: Sala de Reunião do CREMERO

Prestadores de serviços, ANS e ANVISA terão nomenclatura única para medicamentos, próteses e órteses

As terminologias usadas para solicitação de próteses, órteses e medicamentos vão passar por um processo de unificação na saúde suplementar. A decisão foi tomada durante a reunião do grupo de Órtese e Prótese da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada na última quinta-feira (23/07), na sede da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em Brasília.

A ideia é que hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, ANVISA e ANS usem uma nomenclatura única para medicamentos, próteses e órteses, assim como os procedimentos médicos são catalogados pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Atualmente, as operadoras de saúde têm terminologias diferenciadas para o mesmo medicamento, o que dificulta e confunde os hospitais na hora de dar prosseguimento aos pedidos médicos.

“Há um consenso hoje de que não dá mais para continuar assim. Às vezes, você está falando sobre o mesmo produto com terminologias diferentes. Hoje, isso está um caos em nível de saúde suplementar”, apontou o secretário de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio da Costa Bichara, que participou da reunião.

O dirigente explica que não é uma tarefa fácil, uma vez que atualmente são mais de 22 mil registros de medicamentos e que muitas vezes uma prótese que possui as mesmas funções tem mais de cinco registros diferentes, pois são de fabricantes diferentes. Nesses casos, as fábricas vão ter de adotar também a mesma nomenclatura adotada pela ANVISA. Para Márcio Bichara, esse procedimento vai facilitar o trabalho do médico.

“Hoje, o médico não tem tempo de ficar estudando o nome da prótese que ele quer. Com uma nomenclatura única, ele vai entrar no sistema e ver o que quer. Vai facilitar muito para o médico que ainda vai ter a certeza de que o hospital entenderá o seu pedido’, ressaltou.

As propostas elaboradas na reunião vão ser encaminhadas para o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar – (COPISS), da ANS, que vai analisar todos esses procedimentos e fazer uma proposta de integração das nomenclaturas.

Fonte: Taciana Giesel - FENAM

Nova Ortografia Médica


TERMOS MÉDICOS E AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS / MEDICAL TERMS AND THE NEW RULES ON PORTUGUESE LANGUAGE SPELLING

Em 30 de setembro de 2008 entrou em vigor o Decreto 6.583/08, assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promulgando o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe).

O Acordo só produziu efeitos a partir de 1º de janeiro de 2009, havendo um período de transição entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

AS NOVAS REGRAS E EXEMPLOS DE TERMOS MÉDICOS:

1- Ditongos abertos ("ei, oi") não são mais acentuados em palavras paroxítonas: cefaleia, diarreia, otorreia, paranoico, paranoia.

2- O hiato "oo" não é mais acentuado: enjoo.

3- Não existe mais o trema em língua portuguesa: apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano.

4- O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas: antissepsia, antisséptico, antirrugas, extrassístole, ultrassonografia, suprarrenal.

5- O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal: autoanticorpo, autoinfecção, autointoxicação, contraindicação, intraocular, intrauterino, , supraocular. ATENÇÃO: Exceto quando a palavra seguinte iniciar por "h": auto-hemoterapia, anti-higiênico.

6- Utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal; ou prefixo terminado em consoante + palavra iniciada pela mesma consoante: anti-inflamatório, extra-articular, intra-articular, micro-organismo, hiper-reflexia.

7- O uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: médico-cirurgião, conta-gotas, anátomo-patológico

8- O uso do hífen permanece em palavras formadas por prefixos "circum" e "pan" + palavras iniciadas em vogal, "m" ou "n": pan-oftalmia, pan-osteíte, pan-mielopatia.

9- O uso do hífen permanece em palavras formadas com prefixos "pré", "pró" e "pós" + palavras que tem significado próprio: pré-anestésico, pré-clínico, pré-coma, pré-crítico, pré-diabetes, pré-eclâmpsia, pré-frontal, pré-ganglionar, pré-hipófise, pré-ictal, pré-medicação, pré-menstrual, pré-natal, pré-operatório, pré-pilórico, pré-senil, pós-graduação, pós-operatório, pós-parto, pós-prandial. ATENÇÃO: precórdio, precordial, precordialgia.

10- O uso do hífen permanece em palavras formadas pelas palavras "além", "aquém", "recém", "sem": recém-nascido, recém-admitido.

Alguns exemplos:

ANTI-INFLAMATÓRIO
ANTISSÉPTICO
AUTOANTICORPO
AUTOINTOXICAÇÃO
CEFALEIA
CONTRAINDICAÇÃO
DIARREIA
EXTRA-ARTICULAR
HIPER-REFLEXIA
MICRO-ORGANISMO
PARANOIA
PRÉ-ANESTÉSICO
PÓS-GRADUAÇÃO
SUPRARRENAL
ULTRASSONOGRAFIA

Fonte: Blog História da Medicina by Dr. Elvio Armando Tuoto

quarta-feira, julho 29, 2009

Orgulho de ser Intensivista

Estamos envolvidos em uma campanha de valorização do intensivista, cujo o slogan é "Orgulho de Ser Intensivista", com o apoio da AMB e uma iniciativa da AMIB. A primeira etapa desta campanha terá 100 dias e será dedicada ao publico leigo e aos nossos colegas de outras especialidades. Em uma outra etapa, entre outras ações, estaremos focando os planos de saúde, com o apoio da ANS. A campanha contará com a participação das sociedades regionais de terapia intensiva para identificação dos hospitais que receberão o material promocional, mas contamos também com todos vocês.

Leia: Veja Online

Lembrete

IMPORTANTE
Dia 31 de julho - sexta-feira
Último dia para inscrição da prova de Título da AMIB
Coloque na sua agenda.

domingo, julho 26, 2009

Campanha Orgulho de ser Intensivista

A Campanha, que tem também com um dos objetivos mobilizar a população sobre a importância do médico intensivista dentro de uma UTI e de seus benefícios. "É preciso desmistificar a ideia de que os pacientes vão para a UTI para morrer e o medo da internação. É extremamente importante que os pacientes, os familiares e a população em geral saibam que dentro UTI há intensivistas qualificados para tratá-los nesse momento tão difícil, que estão ali para cuidar deles da melhor maneira possível e têm o conhecimento e as ferramentas para fazer isso", diz presidente da Comissão de Defesa do Exercício Profissional da AMIB.

"Desenvolvemos uma estratégia baseada em quatro pontos fundamentais: ampliar a formação por meio da residência médica em Medicina Intensiva oferecendo, além do programa de quatro anos (dois anos de pré-requisito e dois anos na especialidade), um programa de três anos com entrada direta; uma remuneração extra para os residentes de Medicina Intensiva; um financiamento para a reestruturação das UTIs, que hoje são campos de formação, mas estão com seus recursos materiais aquém dos necessários para uma boa formação; e uma remuneração para o diarista intensivista dos hospitais públicos, acoplados com um plano de cargos e carreira. Assim, aumentaremos a oferta de profissionais qualificados no mercado, especialmente em regiões mais carentes, oferecendo uma forma digna de fixação desse profissional como médico na especialidade", explica o dr. Álvaro Réa-Neto.

Regulamento Técnico para funcionamento das UTIS

Durante os dias 20 e 21 de julho, estiveram reunidos em Brasília, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Gerência da Organização de Tecnologia em Serviços de Saúde (GOTSS), Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), para avaliação final da minuta sobre o Regulamento Técnico para Funcionamento das UTIs, para posterior publicação no diário oficial. A AMIB foi representada pelo Dr. José Mário Teles, Presidente da Comissão de Defesa do Exercício Profissional, e a Enf. Débora Feijó Vieira, vice-presidente do Departamento de Enfermagem.

A AMIB entende que a portaria vigente - 3432/98 - é um documento ultrapassado e que não atende as necessidades atuais para os cuidados dos pacientes criticamente enfermos, e que ao longo desses 11 anos, tudo que se discutiu sobre atualização do regulamento do funcionamento das UTIs não foi publicado, porque esbarrou em questões políticas, que não atendiam aos interesses dos profissionais e pacientes de Terapia Intensiva. Durante a reunião, a ANVISA demonstrou total interesse em promover esta reunião e escrever um documento fiel e imparcial, baseado em evidências e melhores práticas, reconhecendo que este regulamento deva servir de referência para normatizar o funcionamento das UTI, públicas e privadas, em todo território nacional.

Segundo o Dr. Teles, o documento discutido ficou bastante abrangente, conseguindo abordar todos os aspectos do funcionamento de uma UTI, inclusive alguns pontos que causaram maiores discussões, como os que tratam sobre o aumento de recursos humanos e da aquisição de mais recursos materiais, que causariam maiores impactos econômicos para os governos e hospitais particulares. "O objetivo da equipe técnica foi demonstrar, baseadas em evidências científicas, que as modificações são necessárias para o funcionamento adequado de uma UTI, não sendo mais admitido, por exemplo, que apenas uma enfermeira seja responsável por 10 pacientes ou que não existam fisioterapeutas de plantão por 24h, como na portaria anterior", complementa.

Após o Fórum de Defesa do Exercício Profissional, realizado em abril, em São Paulo, foram publicadas, no site da AMIB, as recomendações da Associação para funcionamento das UTIs, que estarão de acordo com a publicação na forma de RDC da ANVISA.

"Nós esperamos realmente que sejam encontrados formas para viabilizar economicamente este documento, porque nossos pacientes graves e intensivistas, - médicos, enfermeiras, fisioterapeutas - não podemos esperar mais 11 anos por um documento que regulamente o adequado funcionamento das UTIs. Que seja feito isso e que se confirme nossa constituição: "Saúde é dever do Estado", conclui o presidente da Comissão.

Prontuário Eletrônico da Microsoft Office com interface de voz para inserir dados


O software de Registro Eletrônico de Saúde gloEMR prontuário eletrônico 4.0 explora o poder do Microsoft Word e a indústria líder de tecnologia de reconhecimento vocal para ajudar a captar mais detalhes específicos de cada consulta.
Seu painel principal permite visualizar e gerir informações do paciente com apenas um clique. gloEMR acrescenta o poder do Microsoft ® Office Word ™ e de várias outras normas com base em tecnologias Microsoft para fornecer uma interface amigável EMR que torna o seu escritório mais produtivo.
A novidade desse software é a interface já globalmente conhecida do Microsoft Word e sua intuitiva facilidade de uso, com uma adiocional facilidade: o reconhecimento de voz. Esse recurso permite que enquanto você dita, o gloEMR converte seus comentários , em tempo real, em documentos.
É possível usar os comandos de voz para inserir:
  • Comentários e notas da consulta clínica
  • Imprimir precrições e material educativo
  • Inserir diagnóstico e códigos de procedimento
  • Fax e cartas

Fonte: goSTREAM, Medgadget, HealthBlog