UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

quarta-feira, junho 24, 2009

Reunião do Conselho Deliberativo da AMB em Vitória

Da esq. para dir.: Antonio Carlos resende, presidente da AMES; José Luiz Gomes do Amaral; deputado Lelo Coimbra; e Aldemir Soares

Alguns dos principais pontos, considerados bandeiras de lutas das entidades médicas nacionais, integraram a pauta de discussões da reunião do Conselho Deliberativo da AMB, realizada no dia 19 de junho, na cidade de Vitória (ES). Dentre eles, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); ensino médico; Plano de Carreira, Cargos e Salários, além de outros assuntos.

O evento contou com a participação do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES), que foi homenageado pela AMB pela sua atuação contra a revalidação automática dos diplomas de brasileiros formados pela Elam – Escola Latino-americana de Medicina, de Havana, Cuba. Como relator, Coimbra manifestou-se contrário à aprovação do Projeto de Decreto legislativo nº 347/07, rejeitando o ajuste complementar instituído com a finalidade de reconhecer os títulos de medicina expedidos por aquele país.

Outros assuntos também estiveram na pauta de discussões: o 1º Secretário da AMB, Luc Weckx, falou sobre os principais projetos que integram a Agenda Parlamentar AMB/CFM; o diretor cultural, Hélio Barroso, apresentou o andamento do projeto sobre o livro que contará os 60 anos da AMB; o diretor de saúde pública, Florentino Cardoso, abordou as ações das entidades médicas em relação ao Sistema Único de Saúde; e Leonarda Silva falou sobre os programas de Educação Médica Continuada promovidos pela AMB.


Fonte: Site da AMB


Mestrado profissional terá normas próprias para credenciamento e avaliação

O Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicaram nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial da União, a Portaria Normativa nº 7, com normas específicas para credenciamento e avaliação de cursos de mestrado profissional. Com a medida, o MEC espera que muitas instituições que oferecem cursos de especialização — pós-graduação lato sensu — de excelência apresentem propostas para transformá-los em mestrados voltados para o campo profissional.

Dentre as principais normas anunciadas, destacam-se as várias possibilidades de trabalhos de conclusão de curso possíveis – além da tradicional dissertação –, e o requisito de que parte do corpo docente seja composta não apenas por mestres e doutores, mas que tenham também formação específica na área em que lecionarão, e professores com experiência profissional reconhecida.

Entre as vantagens da criação de uma área específica para avaliação de novos cursos de mestrado profissional na Capes, como já ocorre na área do mestrado acadêmico, o ministro enumerou os ganhos mútuos para alunos e instituições de ensino superior. “A academia ganha uma interação muito mais efetiva com o mundo do trabalho. Os cursos terão o interesse de mais pessoas, já que permitem a consolidação de um itinerário formativo de quem quiser seguir direto para um doutorado, além de permitir alcançar, com vantagem, as metas do plano anual da pós-graduação.”

Para Haddad, com a criação de regras para avaliação e credenciamento diferentes das existentes para os mestrados acadêmicos, muitas áreas podem ser beneficiadas. “Podemos colocar no mestrado profissional alunos de odontologia, por exemplo, que hoje não têm uma residência na área, ou mesmo os de residências médicas, que poderão sair direto para um doutorado.”

Jornalismo — Para o ministro Fernando Haddad, outra área que pode ser bastante beneficiada com a ampliação da oferta de mestrados profissionais, a partir das novas regras da Capes, é o jornalismo. Na opinião dele, o que o mercado busca não é o fim dos cursos na área. “Penso que a expectativa dos veículos não é a extinção, mas a qualificação dos cursos de jornalismo. Muitos países não têm a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão, mas têm bons cursos superiores. O jornalismo é um dos pilares da democracia, não podemos desconsiderar as especificidades do exercício da profissão. Mais do que habilidades e competências, um curso de jornalismo deve trabalhar os valores da prática jornalística, preparar bem o profissional que fará a intermediação da informação para o público. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, o mestrado profissional em jornalismo deve ganhar força”, afirmou.

Veja a Portaria Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: Assessoria de imprensa do MEC


terça-feira, junho 23, 2009

Titulo de Especialista

As provas serão realizadas nos dias 11 e 15 de novembro de 2009, respectivamente, durante o XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que acontecerá de 11 a 14 de novembro de 2009, no Palácio das Convenções no Anhembi e no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo (SP), em horários que serão divulgados no portal da AMIB com 30 dias de antecedência.

O candidato poderá se inscrever, até dia 31 de julho de 2009, por meio do site da AMIB (http://www.amib.org.br/), na seção "Título de Especialista", na qual deverá preencher o formulário, que deve ser impresso e enviado para a sede da associação, por correio, anexado às cópias dos documentos solicitados.

O valor do concurso é de R$ 448,00 para associado adimplente da AMIB e de R$ 896,00 para não associado.

A prova teórica terá cem questões de múltipla escolha, com duração de quatro horas. Esta etapa será eliminatória, sendo que terão o direito de prestar a prova de habilidades os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 60 pontos.

A prova de habilidades será uma avaliação prática com simulação de procedimentos em Terapia Intensiva, contemplando os domínios Ventilação Mecânica, Acesso Vascular, Vias Aéreas, manobras de RCP e ECP, e discussão de seis casos clínicos, com cinco questões cada um. "O candidato que, nessa fase, alcançar a 60 pontos será considerado apto a receber o título", acrescenta o presidente.

O teste será dividido em duas partes: discussão de casos e prova de habilidades. Na primeira, os candidatos serão divididos em dois grupos, que por sua vez serão subdivididos em outros dois, facilitando a logística da prova. Cada candidato terá 1h30 para responder às perguntas de dois avaliadores.

Posteriormente, na prova de habilidades, que terá dois turnos (manhã e tarde), os candidatos, que dessa vez serão divididos em três grupos, passarão, em sistema de rodízio, pelas estações práticas. Nesse caso, cada pretendente ao título será examinado também por dois avaliadores.

"Esse modelo de prova já é utilizado por diversas sociedades médicas e tem se mostrado eficiente para avaliar as habilidades do candidato, atestando sua qualificação", explica o Dr. Fernando Dias, presidente da Comissão de Título de Especialista.

Saiba mais clicando aqui:
http://www.amib.org.br/noticias.asp?cod_site=0&id_noticia=220&keyword=Concurso_de_Título_de_Especialista