UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, julho 09, 2011

Educação médica continuada à distância

AMIB lança projeto

Oferecer novos benefícios aos seus associados é uma das metas da AMIB, que está sempre incentivando a atualização dos médicos e equipe profissional por meio da educação continuada.

Para alcançar esta meta a AMIB está lançando seu Projeto de Educação Continuada a Distância e, neste primeiro momento, vai disponibilizar as palestras de seus principais eventos científicos como Pós-SCCM, CBMI, SIMUTI e COMIN.

Assim já estão disponíveis no site da AMIB, na seção Educação Continuada do menu, 16 aulas no formato de vídeo com conteúdos apresentados em eventos oficiais da AMIB durante o ano de 2010.

"Com este formato o associado AMIB poderá ter acesso aos mais diferentes temas da medicina intensiva acessando nosso site de qualquer lugar e a qualquer momento", afirma Márcio Paiva, CEO da AMIB e responsável pelo projeto.

Fonte: AMIB

domingo, julho 03, 2011

Radicais livres X Antioxidantes

 

radicaislivres

Radicais livres

São moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Eles atuam como catalisadores, ou pontes, para desencadear reações químicas ou modificações em outras moléculas.
Cada radical livre é capaz de procurar um parceiro rompendo sua ligação química, para se grupar. Nessa busca desenfreada por novos parceiros os radicais livres destroem enzimas, atacam células, motivando nelas sérios danos estruturais ocasionando, como conseqüência, seu mau funcionamento e até a morte celular.

Os radicais livres apresentam importante papel no sistema imunológico, apresentam ação bactericida, fungicida, virótica, agindo como uma espetacular barreira de defesa do organismo frente à presença de microorganismos. Nesses casos os radicais livres são liberados pelos glóbulos brancos, que são estimulados a defender o organismo frente a processos infecciosos.

Eles também são utilizados terapeuticamente para acelerar a liberação do oxigênio ligado à hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, para o interior dos tecidos favorecendo as atividades metabólicas dos mesmos, muito importante nos exercícios físicos aeróbicos. Há ainda benefícios no processo de coagulação sangüínea, cicatrização e ação na ereção peniana em humanos.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres. Processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento estão ligados à formação de radicais livres.

Óxido Nítrico – NO

Diferentes radicais livres, em quantidades limitadas, atuarão como agentes benéficos e essenciais em diversos processos metabólicos. Dentre os vários radicais fundamentais ao organismo destaca-se o óxido nítrico (NO). Ele é formado, principalmente, pela ação da óxido nítrico sintetase. Este óxido possui a função de: vasorrelaxamento dependente do endotélio; citotoxicidade, mediada por macrófagos; adesão e agregação plaquetária; relaxamento do corpo cavernoso peniano humano; regulação da pressão sangüínea basal etc.
A atividade do NO foi relatada em endotélio, cerebelo, trato gastrointestinal, nervos não adrenérgico não colinérgico (NANC), macrófagos, neutrófilos, rins, células epiteliais pulmonares, mucosa gastrintestinal e miocárdio. No cérebro, o NO participa do aprendizado e da memória e pode mediar respostas excitatórias a certos aminoácidos. No trato gastrointestinal, o NO medeia o relaxamento não adrenérgico não colinérgico da musculatura longitudinal e circular do esfíncter esofagiano, estômago, duodeno, intestino delgado e esfíncter anal interno. No sistema reprodutor, o NO controla o relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso peniano e seus vasos sangüíneos aferentes. Esse relaxamento muscular e vascular leva à tumescência vascular necessária à ereção.

Antioxidantes

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros são ingeridos através dos alimentos.

As defesas antioxidantes protegem os tecidos e líquidos corpóreos da lesão causada pelos RLs produzidos pelo metabolismo normal, pela resposta à inflamação e às doenças, ou provenientes de fontes externas. Eles estão em permanente atividade no organismo, visto que a produção de RLs também é costante. O grupo dos antioxidantes é constituído por ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, substâncias hidrossolúveis e enzimas, alguns derivam principalmente da dieta, como no caso das vitaminas E, C, do beta caroteno, Zn e Se.

O mecanismo de ação dos antioxidantes é bem variado, desde a remoção do oxigênio do meio, varredura dos RLs, sequestro dos metais catalizadores da formação de RLs, aumeto da geração de antioxidantes endógenos ou mesmo a interação de mais de um mecanismo.

Postado por: Flavia Fernandes

Magnésio

O magnésio (Mg) é um mineral importante em várias reações celulares, participando de quase todas as ações anabólicas e catabólicas. Cerca de 300 sistemas enzimáticos são dependentes da presença de magnésio. Algumas destas atividades incluem a glicólise e o metabolismo protéico e lipídico (LUKASKI, 2004).

É um constituinte importante de ossos e dentes, membrana celular e cromossomos (ALMEIDA; CARDOSO, 2006). A principal função do Mg é estabilizar a estrutura de ATP no músculo e em outros tecidos moles. Outra função muito importante é a participação do metabolismo de cálcio, potássio, fósforo, zinco, cobre, sódio, ácido clorídrico, acetilcolina, óxido nítrico, para enzimas, na homesostasia intracelular e para ativação da tiamina (MAFRA; COZZOLINO, 2005). Participa ainda da transmissão neuromuscular, sendo necessário para o transporte de potássio e para a atividade de cálcio (MAFRA; COZZOLINO, 2005). O magnésio é denominado "bloqueador natural do canal de cálcio". Na depleção de magnésio, o cálcio intracelular eleva-se. Visto que o cálcio exerce importante papel na contração tanto da musculatura lisa como da esquelética, um quadro de depleção de magnésio pode resultar em câimbras musculares, hipertensão e vasoespasmos coronarianos e cerebrais (MAFRA; COZZOLINO, 2005).

A deficiência de magnésio manifesta-se clinicamente por formigamento, tremor, espasmo muscular, mudanças de personalidade, hipocalemia associada à hipocalcemia, anorexia, náuseas e vômitos. Condições severas de deficiência podem afetar os tecidos cardiovasculares, renais e neuromuscular. As depleções exarberadas são observadas em casos de malabsorção, alterações no do sistema renal, alcoolismo e de desnutrição protéico-calórica (MAFRA; COZZOLINO, 2005).

A deficiência dietética de magnésio é positivamente correlacionada ao aumento da peroxidação lipídica e à diminuição da atividade antioxidante (NIELSEN; LUKASKI, 2006).

Pesquisas têm demonstrado que pessoas estressadas do tipo agressivas, ambiciosas, competitivas, que vivem sob tensão têm constante déficit do magnésio muscular. Portanto, uma ingestão adequada de magnésio é essencial para manter as artérias relaxadas, à pressão arterial baixa e os batimentos cardíacos regulares (RONSEIN, 2004).

Na atividade física a deficiência de magnésio aumenta a produção de radicais livres, levando à alterações nas membranas celulares e a aumento na concentração de cálcio intracelular. Este aumento dificulta a contração muscular e ativa enzimas importantes na produção de eicosanóides. A ação conjunta desses mecanismos facilita a suscetibilidade a lesões e, conseqüentemente, prejudica o desempenho (GUIMARÃES; TIRAPEGUI, 2008).  Além disso, a resposta inflamatória é aumentada na deficiência de magnésio, sugerindo a existência de um ciclo vicioso entre este, inflamação e estresse oxidativo, que, no desempenho físico, traduz-se em lesões musculares mais sérias (AMORIM; TIRAPEGUI, 2008). 

Fonte: rg nutri

Como explorar o trabalho médico e ficar bilionário.

amil2

Valorize-se doutor: diga não ao credenciamento médico.

Leia Reportagem da VEJA: CFM quer acabar com consultas feitas pelo convênio