UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Privação do sono no paciente crítico.

Friese RS: CCM 2008; 36(3) 697-705

A privação do sono é deletéria para as pessoas causando desde irritabilidade até imunodepressão. O sono do paciente crítico é caracterizado por 1) aumento do tempo de latência, 2) fragmentação, 3) eficácia reduzida, 4) despertar frequente, 5)aumento dos estágios 1 e 2 NREM, 6) redução dos estágios 3 e 4 NREM, 7) redução ou ausência do estágio REM. Medidas para melhorar a qualidade do sono no paciente crítico devem ser pesquisadas e implementadas.

Flávio E. Nácul

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Morte: considerações para a prática médica.

 

Pazin-Filho A. Morte: considerações para a prática médica. Medicina (Ribeirão Preto) 2005; 38 (1): 20-25.

A morte é parte integrante da vida e como tal, objetivo da medicina. A definição de
morte vem sofrendo modificações em decorrência do avanço tecnológico da medicina e da disponibilidade de informação, ficando claro que sua definição deve levar em consideração os valores culturais da sociedade em questão e não somente o conhecimento médico. A busca de uma melhor definição de morte trouxe uma série de conflitos de ordem ética, agravados em grande parte pela crise de credibilidade que a medicina moderna vivencia. Um resgate dos valores da medicina, fundamentados na relação médico-paciente, bem como uma ampla discussão
envolvendo toda a sociedade sobre a definição de morte e os cuidados que a medicina
deve oferecer aos pacientes que estão morrendo, devem ser implementados. A discussão destes valores deve começar na faculdade de medicina e deve envolver todas as profissões que auxiliem a profissão médica.

CONNEMI

connemi

Queimaduras

queimados

O que é um citocromo?

Citocromo é uma proteína que contém um grupamento heme (hemoproteína) e que apresenta a capacidade de transportar elétrons.
Exemplos: citocromos localizados nas mitocondrias e que produzem ATPs na cadeia respiratória e Citocromo P 450 no fígado que participa da metabolização de fármacos.

Flávio E. Nácul

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Uso de estatinas na sepse

Potential metabolic consequences of statins in sepsis
Brealey DA et al: Crit Care Med 2011

Estudos tem demonstrado que pacientes em uso de estatinas apresentam menor chance de desenvolver sepse grave e aqueles que evoluem com sepse grave tem menor mortalidade. Os autores chamam a atenção para o fato das estatinas reduzirem os níveis de ubiquinona, componente da cadeira respiratória e um importante antioxidante, o que poderia favorecer o desenvolvimento de disfunção mitocondrial, importante fator contribuidor para o desenvolvimento de disfunção múltipla de órgãos em pacientes com sepse.

Flávio E. Nácul