UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, novembro 02, 2012

Médicos Blogueiros farão reunião no CBMI

Os médicos “blogueiros” André Japiassu, Flávio Nácul e Rodrigo Azevedo decidiram promover uma reunião durante o XVII CBMI, que acontece de 7 a 10 de novembro, em Fortaleza, entre outros médicos blogueiros ou que pretendem entrar nesse modelo de comunicação e interação. O grupo conseguiu um espaço na Sala da AMIB, no Centro de Eventos do Ceará, no dia 9 de novembro, das 16 às 18 horas. “Nosso objetivo é discutir ideias e como integrar todos esses blogs para que possamos disseminar as informações. Sabemos que cada blog tem seu objetivo, mas seria interessante que todos pudessem estar de alguma maneira interligados”, disse Dr. André Japiassu.
Os doutores André e Flávio são donos do blog HTTP://www.artigoscomentados.blogspot.com.br, que tem uma média de 22 mil acessos/mês.

A reunião é aberta e pretende reunir donos e usuários de blogs relacionados a Medicina Intensiva.

 

Fonte: Site da AMIB

TRANSFUSÃO DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS NÃO MELHORA OFERTA TECIDUAL DE OXIGÊNIO

Trabalho realizado nos EUA mostrou que a administração de concentrado de hemácias em pacientes com choque séptico não aumenta a ScVO2. O delta ScVO2 aumentou 4,5% nos pacientes que receberam CH e 3,1% naqueles que não receberam (p= 0,625), sugerindo que o uso de concentrado de hemácias não melhora a oxigenação tecidual.

Ref: J Emerg Med 2012; 43:593-598

Flávio E. Nácul – Artigos comentados