UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

quarta-feira, maio 25, 2011

II Encontro de Museus da Medicina será em Goiânia

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Federação Nacional dos Médicos realizará, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Goiânia, o II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina. O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, se reuniu em com o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes, para viabilizar a parceria. Do encontro participaram ainda Eduardo Santana, II vice-presidente da entidade, o Secretário Geral, Mario Antonio Ferrari, e o Secretário de Comunicação, Waldir Cardoso, coordenador da Rede Nacional de Museus de História da Medicina (RNMHM), criada pela Federação no ano passado.

Em entrevista à jornalista Taciana Giesel, o presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, também destacou a importância da parceria com a Universidade de Goiás. Ouça

“O objetivo principal é fazer com que toda a população possa conhecer objetos, obras literárias e de artistas plásticos, entre outras peças, que contam não apenas a história da medicina, mas também a própria história do Brasil e a FENAM está dando a sua contribuição no sentido de preservar a memória da medicina, do trabalho médico e da saúde do nosso país”, concluiu Waldir Cardoso.

Fonte: FENAM

CFM firma posição pela gestão pública no SUS

O Conselho Federal de Medicina reafirmou ser contrário a qualquer forma de precarização do trabalho médico no serviço público. O texto que afirma o posicionamento foi elaborado durante I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2011 (I ENCM 2011), do qual participam representantes de todos os conselhos regionais de medicina do país.

No texto, que deve ser divulgado em breve, os conselhos de medicina se posicionam de maneira clara em função da defesa do Sistema Único de Saúde, do serviço público, do concurso publico e da preservação dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos reafirmando o apoio total ao Sistema Único de Saúde e contrários a qualquer forma de precarização. Acreditamos que o serviço público deve ser prestado e administrado por entidades públicas”, salientou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D’Ávila. (ouça a entrevista)

Para o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Cid Carvalhaes, também presente no evento, o texto reforça a posição da FENAM de que as terceirizações são danosas à eficiência do pleno atendimento à população brasileira, bem como prejudiciais na preservação das condições de trabalho e remuneração adequada do médico.

“É um texto que efetivamente deixa claro que os médicos brasileiros não se sentem em nada agradados e nem contemplados com essa prática abusiva de transferência de responsabilidades da gestão pública para a gestão privada”, destacou Carvalhaes.

A decisão foi tomada no I Encontro de Conselhos de Medicina de 2011 realizado em Goiânia no período de 17 a 19 de março p.p. Leia a íntegra do documento.

Fonte: FENAM

FENAM, Planos de Saúde e Usuários

forum

O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, participa nesta sexta-feira (27) do programa “Participação Popular”, da TV Câmara, que discutirá a situação conflituosa entre planos de saúde, médicos e usuários.

O programa será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara a partir das 17 horas. Quem quiser poderá participar do debate pelo telefone 0800-619619, pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br ou pelo twitter.com/participacaopop.

terça-feira, maio 24, 2011

Mudanças para a Prova de Título 2012

A Assembleia de Representantes da AMIB acontece duas vezes por ano. Em 2011, a primeira ocorreu em 16 de abril, em São Paulo, e reuniu 47 intensivistas representando as 25 Regionais do país. "Esse é um momento importante para que todos possam se pronunciar e apresentar as necessidades e decisões de seus associados", explica Dr. Fernando Machado, primeiro Secretário da AMIB.

Durante esses encontros, vários temas são colocados em plenária para uma discussão aberta para que, logo em seguida, sejam votados. Na última reunião, um dos temas discutidos e colocado em votação, conforme já anunciado, foi os novos critérios para a Prova de Título de Especialista para o ano de 2012. Com 73% de aprovação, foi definido que o critério para inscrição de candidatos sem residência médica em Medicina Intensiva pelo MEC ou pela AMIB (especialização) será modificado. O próximo passo, agora, é a elaboração do Edital que contemple esse requisito para que seja encaminhado para a aprovação da AMB (Associação Médica Brasileira).

O presidente da AMB, Dr. José Luiz Gomes do Amaral, esclarece sobre a importância da Residência Médica para as especialidades. "No Brasil, infelizmente, ainda temos diversas alternativas para obtenção do título de especialista. Este importante documento certifica quem o possui como alguém qualificado para exercer determinadas áreas da Medicina. A qualificação exige conhecimentos, atitudes e habilidades. Um conjunto que só pode ser obtido com estudo, trocas de experiências e atividade clínica sob supervisão. A residência é uma forma consagrada de especialização e permite que esses três aspectos da formação sejam atendidos. Assim, entendo que é fundamental para qualidade e segurança da atenção médica, que os especialistas sejam preparados em programas que tenham essas características. Dessa forma, a população, o médico e a Medicina se valorizam. Não acredito que a obrigatoriedade da realização de estágio e treinamento sob supervisão e orientação diminua o interesse pela especialidade. Pelo contrário, creio que aumentará o respeito da sociedade pelo médico intensivista".

O presidente Futuro da AMIB explica, ainda, que em 2002, quando a Medicina Intensiva foi definida como especialidade pela AMB, já havia sido assumido o compromisso que seriam cinco anos de prazo para que esse critério fosse adotado. "Somente agora estamos colocando na prática. Esperamos que com esta definição, a formação pela residência médica em Medicina Intensiva seja mais valorizada, assim como os residentes e a própria especialidade", reforça.
Assim como a RDC 07 (Recomendações da Anvisa para o funcionamento de uma UTI), a mudança de critério para a obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva foi uma ação de defesa profissional importante para a especialidade. "É fundamental esclarecer que a análise do cenário fez com que colocássemos o tema em discussão e votação", diz o médico intensivista Dr. José Mario Teles.

Dr. Ederlon Rezende (SP), presidente atual da AMIB, diz que há no país cerca de 150 centros formadores em Medicina Intensiva Adulto e Pediátrica, suficientes para atender a demanda de novos residentes. Uma das principais razões que levaram a Diretoria da AMIB a propor à Assembleia de Representantes o novo critério para titulação é que não é justo que a exceção continue, permitindo o acesso à prova de título por outro caminho que não a melhor formação recomendada pela AMIB.

"Entendam que esta mudança não significa que nossos colegas que se dedicam as cerca de 2.350 UTIs espalhadas pelo Brasil, que não fizeram residência em Medicina Intensiva, deixarão de trabalhar, ou ser importantes. Não há na maioria dos países do mundo UTIs que tenham em seus quadros apenas especialistas em MI. No Brasil não será diferente", diz o presidente da AMIB, Dr. Ederlon Rezende.

Hoje, estima-se que cerca de 20 mil médicos atuam nas UTIs, sendo que, entre 3.500 e 4.000 são especialistas. O Censo AMIB Qualitativo está sendo finalizado e os resultados parciais indicam que em mais de 90% das UTIs, pelo menos o responsável técnico é um especialista. "Vamos exigir o cumprimento da RDC 7, vamos solicitar parecer ao CFM, reconhecendo como UTI apenas as unidades cujo responsável técnico seja um especialista em Medicina Intensiva AMIB/AMB", diz o atual presidente da AMIB.

É importante lembrar que os critérios para a Prova de Título desse ano (2011), que acontecerá durante o XVI CBMI (Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva), de 9 a 12 de novembro, em Porto Alegre, não sofrerão alterações. Acompanhe a publicação do Edital e data para inscrição no site da AMIB. www.amib.org.br

Fonte: AMIB

segunda-feira, maio 23, 2011

CFM regulamenta a ortotanásia

AMIB é principal fonte sobre Resolução que aprova Ortotanásia

Finalmente, foi divulgada a sentença favorável ao Conselho Federal de Medicina, proferida pelo juízo da 14ª Vara Federal de Brasília, nos autos da ACP nº 2007.34.00.014809-3 proposta pelo Ministério Público Federal, que atacou a Resolução CFM nº 1.805/06. Com isso, o CFM ganhou a causa definitivamente em relação à Resolução nº 1805/2006, que regulamenta a ortotanásia.

Diante dessa notícia, também veiculada nas Redes Sociais da AMIB, o jornal o Estado de S. Paulo entrou em contato para realizar uma matéria exclusiva sobre o tema com fontes fornecidas pela entidade, já que havia informações diferentes das defendidas pela AMIB.

Confira a matéria publica no jornal O Estado de S. Paulo, dia 16 de maio de 2011, e replicada em mais de 100 meios de comunicação:

O Estado de S. Paulo– 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar médicos de UTIs sobre ortotanásia
Seção: Vida / Página: A14
Fontes: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB, Dra. Rachel Moritz, presidente do Comitê de Terminalidade da AMIB.
Ler matéria

Portal Estadão– 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar médicos de UTIs sobre ortotanásia
Fontes: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB, Dra. Rachel Moritz, presidente do Comitê de Terminalidade da AMIB.
Ler matéria:

Acompanhe também as entrevistas para rádio e TV sobre a ortotanásia

Rede Gazeta
Programa: Jornal da Gazeta
Edição: 17/05/2011
Entrevista: Dr. Daniel Forte, integrante do Comitê de Terminalidade da AMIB
Ver matéria:

Rádio CBN
Data:17/05/2011
Ouvir matéria:

Rádio Nacional
Data: 17/05/2011
Entrevista: Dra. Rachel Moritz, presidente do Comitê de Terminalidade da AMIB
Ouvir matéria:

Rádio Espírito Santo
Data:18/05/2011
Entrevista: Dra. Rachel Moritz, presidente do Comitê de Terminalidade da AMIB
Ouvir matéria:

A notícia foi replicada em 100 meios de comunicação

1 - Revista Época Online – 16/05/2011
Título da Matéria: Associação de Medicina Intensiva dará diretrizes para ortotanásia
Fontes: Ederlon Rezende, presidente da AMIB, Dra. Rachel Moritz, presidente do Comitê de Terminalidade da AMIB.
Ler matéria:

2 - Portal Veja Online– 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

3 - Portal G1 – 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

4 - Portal Yahoo – 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr.Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

5 - Portal UOL– 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr.Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

6 - Portal IG -16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

7 - Portal IstoÉ – 16/05/2011
Título da matéria: Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Fonte: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

8 - Portal R7 – 16/05/2011
Título da matéria: Entidade faz guia para orientar médicos de UTIs sobre ortotanásia
Fonte: Dr. Ederlon Rezende, presidente da AMIB
Ler matéria:

E mais 92 veículos...

9 Gazeta Online
10 Zero Hora
11 O Estado do Paraná
12 Jornal de Tocantins
13 A Tarde Online
14 Jus Brasil
15 Diário Web
16 Diário do Grande ABC
17 Portal do Holanda
18 Tribuna do Norte
19 Mais Comunidade
20 A Crítica
21 Jornal da Brasília
22 Noticias Limão
23 Paraná Online
24 Jornal a cidade
25 Hoje em Dia
26 NE 10 UOL
27 Direiro Saúde
28 Blog Servidor JT
29 Repórter Diário
30 POP
31 Blog Ercio Afonso
32 Central Quixadá
33 Blog Anacadengue
34 Revista Desafios
35 FENASP
36 Opinião e Noticia
37 Gestão de Logística Hospitalar
38 Rede Lajeado
39 Revista Saúde AS Online
40 Enfermagem Saúde
41 Blog Renato Bernadi
42 Gazeta Online
43 Blog Rodrigues de Franca
44 Clic RBS
45 Blog A Cara de Vitória
46 Primeira Hora
47 Simesp
48 Norte Saúde
49 Projeto Home Br
50 Parceiro Saúde
51 CREMEPE
52 Mídia News
53 Cada Minuto
54 Diário de Pernambuco
55 Pernambuco.com
56 Jornal Pequeno
57 Blog AC Guimarães
58 O Hoje
59 Agencia Brasil
60 Correio do Brasil
61 Direito da Saúde
62 Correio do Brasil
63 Agencia Brasil
64 Jornal da Cidade em Foco
65 Blog Kimida
66 O Vale
67 TN Online
68 Blog Noticias Bacana
69 Blog Siga Blogs
70 Jovem Pan
71 Zé Moleza
72 Noticias de Hoje
73 Portal Ternura FM
74 Ibero Americana
75 Blog Lanna
76 Rio cidade
77 Fazenda News
78 I Saúde
79 Blog Jonas Mellhor Radialista
80 Noticias RJ
81 Portal Médico
82 RAC.com
83 Pluris Net
84 São Paulo Diário
85 Tudo Global
86 Notícia exata
87 Saúde Business
88 Blog Danilo Mike
89 Meu Jornal
90 Blog Eduardo Marto Advogado
91 Cada Minuto
92 Luche Farma
93 Folha de Vitória
94 Jornal de Brasília
95 Epharma
96 Paraná Online
97 Tribuna do Norte
98 Portal Estadão
99 O Diário
100 Diário do Comercio São Paulo