UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, julho 31, 2009

Prestadores de serviços, ANS e ANVISA terão nomenclatura única para medicamentos, próteses e órteses

As terminologias usadas para solicitação de próteses, órteses e medicamentos vão passar por um processo de unificação na saúde suplementar. A decisão foi tomada durante a reunião do grupo de Órtese e Prótese da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada na última quinta-feira (23/07), na sede da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em Brasília.

A ideia é que hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, ANVISA e ANS usem uma nomenclatura única para medicamentos, próteses e órteses, assim como os procedimentos médicos são catalogados pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Atualmente, as operadoras de saúde têm terminologias diferenciadas para o mesmo medicamento, o que dificulta e confunde os hospitais na hora de dar prosseguimento aos pedidos médicos.

“Há um consenso hoje de que não dá mais para continuar assim. Às vezes, você está falando sobre o mesmo produto com terminologias diferentes. Hoje, isso está um caos em nível de saúde suplementar”, apontou o secretário de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio da Costa Bichara, que participou da reunião.

O dirigente explica que não é uma tarefa fácil, uma vez que atualmente são mais de 22 mil registros de medicamentos e que muitas vezes uma prótese que possui as mesmas funções tem mais de cinco registros diferentes, pois são de fabricantes diferentes. Nesses casos, as fábricas vão ter de adotar também a mesma nomenclatura adotada pela ANVISA. Para Márcio Bichara, esse procedimento vai facilitar o trabalho do médico.

“Hoje, o médico não tem tempo de ficar estudando o nome da prótese que ele quer. Com uma nomenclatura única, ele vai entrar no sistema e ver o que quer. Vai facilitar muito para o médico que ainda vai ter a certeza de que o hospital entenderá o seu pedido’, ressaltou.

As propostas elaboradas na reunião vão ser encaminhadas para o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar – (COPISS), da ANS, que vai analisar todos esses procedimentos e fazer uma proposta de integração das nomenclaturas.

Fonte: Taciana Giesel - FENAM

Nenhum comentário: