UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

domingo, setembro 26, 2010

Benchmark - Certificação de serviços

A busca pela certificação dos serviços de saúde é um movimento crescente aqui no Brasil. Cada vez mais a atividade dos prestadores (hospitais, clínicas, terceirizados, e por que não considerar até mesmo o profissional individualmente considerado) será descrita a partir de indicadores de estrutura, processo e de resultado.

O pareamento de indicadores entre as diferentes instituições forma um painel que retrata e situa cada unidade no universo das insituições reunidas, o que chamamos "benchmark". Obviamente a comparação dos indicadores deve levar em conta uma série de elementos para a interpretação mais justa. Mas de qualquer modo, um bom resultado é sempre um bom resultado a ser mostrado.

No link a seguir exemplifico o que digo. Trata-se de um artigo de um periódico de economia Latino-americano que lança em painel diferentes instiuições. A metodologia é própria e passível de crítica, mas toda a documentação serve de antepasto para o que há de vir em termos de prestação de serviços em saúde.

http://rankings.americaeconomia.com/clinicas_2009/las_20_mejores_clinicas_y_hospitales_de_america_latina.php


Fonte: Haroldo Falcão (Apontamentos em Terapia Intensiva)

Nenhum comentário: