UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Regionais e Cooperativas

Parceria bem sucedida

Duas cooperativas de médicos, que unem e coordenam os meios e os esforços de cada indivíduo para realização da atividade comum, visando a alcançar um resultado procurado por todos, mantêm ótimas parcerias com sociedades regionais da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). É o caso da Cooperativa dos Médicos Intensivistas do Espírito Santo (COOPERATI), que atua em conjunto com a Sociedade Espírito Santense de Terapia Intensiva (SOESTI), e da Cooperativa Amazonense de Terapia Intensiva (COOPATI), parceira da Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva (SATI).

A Dra. Dyanne Dalcomune, presidente da SOESTI, explica que a COOPERATI é uma prestadora de serviços de Terapia Intensiva Adulto para a Secretaria de Saúde do Espírito Santo. "O fato de sermos organizados em forma de cooperativa poupa o estado de uma série de despesas com realização de concursos públicos, pagamento de férias, décimo terceiro e outras obrigações trabalhistas. Por outro lado, conseguimos uma maior remuneração pelo serviço prestado". Segundo ela, todo cooperado precisa estar inscrito e quite com a AMIB/Soesti, proporcionando fortalecimento mútuo. "A SOESTI tenta incentivar a atualização científica, promovendo cursos, workshops e jornadas e estimulando a aquisição do título de especialista AMIB, o que realmente gera diferencial entre o médico que faz Terapia Intensiva daquele que verdadeiramente é intensivista", complementa.

Para o Dr. Jorge Luiz Potratz, presidente da COOPERATI, a parceria visa ainda a agregar o maior número de intensivistas, a tentar uniformizar os rendimentos da classe e a uma maior qualidade dos profissionais, uma vez que a SOESTI está diretamente relacionada com a AMIB, que prioriza esse trabalho de incentivo, por meio de eventos, revistas e cursos. "A vantagem principal é o fato de que o médico precisa estar inscrito regularmente e quites com a AMIB, por meio da SOESTI, previsto no estatuto da cooperativa, temos o controle real desta situação, alem de proporcionar uma relação mais direta e rápida com todos os acontecimentos (eventos, cursos, literatura, etc) pela associação. A cooperativa luta também para que a totalidade de seus associados seja titulado na especialidade. Além disso, a COOPERATI e a SOESTI utilizam o mesmo espaço físico, facilitando muito essa relação de compartilhamento".

O médico conta ainda que cerca de 80 % dos associados da regional são cooperados, mantendo tanto a força da cooperativa quanto da SOESTI. "A COOPERATI garante o pagamento da anuidade AMIB em tempo real de todos os seus cooperados, possibilitando a redução da inadimplência, sendo que, posteriormente, o valor é descontado em três parcelas dos cooperados, que podem, assim, participar democraticamente das decisões da cooperativa, uma vez que é pré-requisito para as principais deliberações da mesma (eleições, etc). A COOPERATI ainda participa com incentivo financeiro mensal para a SOESTI, estimulando a parceria", acrescenta o Dr. Potratz.



Nenhum comentário: