UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, outubro 26, 2012

Conceitos de Oxigenação

A manutenção da viabilidade e função tecidual é dependente de uma adequada oferta e consumo de O2. A sua necessidade, ou demanda, é determinada pelo nível da atividade metabólica dos tecidos.
 
 
Oferta de oxigênio (DO2):
É a quantidade de oxigênio ofertada para os tecidos por minuto. A oferta é determinada pelo débito cardíaco (DC) e a quantidade total de oxigênio arterial (CaO2).
 
DO2= DC x CaO2
     
Quantidade total de O2 arterial (CaO2):
É a quantidade total de oxigênio no sangue arterial. Ela é determinada, principalmente, pela hemoglobina e pela saturação do oxigênio arterial (SaO2).
Extração de oxigênio:
É a porcentagem de oxigênio ofertada que é extraída na utilização pelos tecidos. O corpo normalmente extrai 25% da quantidade de oxigênio oferecida e, aproximadamente, 75% do oxigênio retorna ao coração sem ser utilizado.
     
Quantidade total de oxigênio venoso (CvO2):
É a quantidade total de oxigênio que restou no sangue venoso e retorna ao coração. Ela é determinada pela:
  • Hemoglobina
  • Saturação do oxigênio venoso (SvO2)
Saturação venosa de oxigênio (SvO2):
É o oxigênio que é carreado no sangue venoso e que retorna ao coração. Também chamada de saturação venosa mista, é determinada pelo consumo de oxigênio pelos tecidos. Valores abaixo de 60% indicam um aumento da extração de oxigênio, a diminuição da oferta e/ou aumento da necessidade.
A importância na obtenção de valores da saturação venosa mista é a noção que podemos ter da perfusão tecidual, que hoje é considerado como dado principal na assistência ao paciente crítico. Pode-se obter de duas formas através do cateter de Swan Ganz:
  • Coleta de sangue na via distal do cateter, a sua abertura está localizada na artéria pulmonar. Este local é o término da circulação venosa, onde temos a noção exata da quantidade de oxigênio que foi consumida.
  • Cateter de artéria pulmonar com fibra óptica, é apresentado de forma contínua o valor da saturação venosa mista. O método utilizado é o da espectrofotometria reflectiva.

Nenhum comentário: