UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, abril 27, 2012

Estatinas na sepse grave – Revisão

MEDICA~1As estatinas possuem efeito anti-inflamatório independente da redução dos níveis lipídicos, ação antioxidante, antitrombótica, antiproliferativa, antiapoptótica e imunomoduladora, e, por isso, avalia-se o seu uso nos pacientes septicêmicos graves.
Estudos mostram que as estatinas podem agir interrompendo um dos primeiros passos na ativação da cascata celular. Outros estudos demonstraram que as estatinas melhoram a disfunção endotelial, bloqueiam apoptoses descontroladas, diminuem o nível sérico de proteína C reativa e de citoquinas pró-inflamatórias Sua ação antitrombótica tem eficácia na coagulopatia induzida pela sepse e, também, diminuem a produção de óxido nítrico melhorando a resposta vascular no choque endotóxico.
Sabe-se através de diversos estudos experimentais e retrospectivos que o uso de estatinas em sepse, até o momento, em sua maioria, mostraram melhora de mortalidade e morbidade. Porém, apesar da literatura demonstrar ser esta teoria promissora, ainda necessita-se de estudos clínicos abordando maior número de pacientes´para melhor compreensão e indicação do uso desta medicação no tratamento de pacientes com sepse.
Flavia Fernandes

Nenhum comentário: