UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, março 12, 2010

Residência Médica em Urgência e Emergência não é reconhecido.

Por: Taciana Giesel - FENAM

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), alerta aos médicos e alunos de medicina que programas de treinamento em urgência e emergência não são reconhecidos como especialidade médica. O assunto foi amplamente debatido durante a reunião realizada na manhã da última quarta-feira (10/03) pelos membros da Comissão após constatarem que existem algumas instituições, organizações e até mesmo Secretarias de Saúde oferecendo tal treinamento como especialidade.

“É sabido que a urgência e emergência não é reconhecida como especialidade. E não sendo reconhecida como especialidade médica, evidentemente que não pode ter um programa de residência médica próprio”, advertiu o representante da FENAM na reunião, Cid Carvalhaes.

O dirigente admite que existe uma demanda extremamente importante quanto ao assunto, mas que o mesmo deve ser amplamente discutido e regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica com a assessoria técnica da Comissão Mista de Especialidades antes de ser oferecido aos médicos recém-formados. São estas duas Comissões que, em última instância, vão qualificar e quantificar este tipo de formação.

Um comentário:

Anônimo disse...

relutância em regulamentar com especialidade médica a Residência em Emergência...reserva de mercado...enquanto isso médicos despreparados espraiam seus parcos conhecimentos em nos PSs em todo território nacional..tstststst