UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Proposta da chapa "AMIB para o Futuro"


De 20 a 28 de Setembro no site da AMIB
Como participantes ativos da gestão (2008-2009) da AMIB, antes de apresentar as propostas da chapa, não poderíamos deixar de destacar o trabalho ao Dr. Álvaro Réa-Neto como presidente da entidade, que implementou várias mudanças, dentre as quais destacamos a publicação do Novo Estatuto, a profissionalização interna da AMIB e o fortalecimento dos congressos anuais, organizados diretamente pela AMIB.A seguir apresento as propostas da chapa.

1. Maior suporte às regionaisA principal proposta para os próximos dois anos é dar maior suporte às regionais. Com a AMIB fortalecida podemos beneficiar e trabalhar para que as regionais também se beneficiem. Essa atuação será feita de forma customizada, uma vez que as necessidades de cada regional são distintas, merecendo atenção e ações diferenciadas.
2. Valorização do IntensivistaEstamos no meio de uma ação inédita de valorização do intensivista, a campanha "Orgulho de Ser Intensivista". A manutenção desta campanha precisa ser feita de forma contínua e com os aperfeiçoamentos necessários para que o papel e atuação do intensivista possam ser efetivamente valorizados.
3. Aprimoramento da formação do médico intensivistaDurante a atual gestão foi definido um novo programa de treinamento baseado em competências. A tarefa seguinte será o acompanhamento e implementação desta nova maneira de formar nossos especialistas, em todas as regiões do país. Precisamos descentralizar as oportunidades de formação do intensivista. Desta forma diminuiu-se a necessidade de deslocamento para os grandes centros, melhorando o acesso dos profissionais aos cursos de aprimoramento e formação em sua própria região. Queremos estreitar, ainda mais, o relacionamento com os centros formadores para que eles também se tornem referência.
4. Estreitar relações institucionais A AMIB está numa fase em que precisa incrementar as relações com o governo e com outras entidades como a AMB no Brasil e as principais sociedades de terapia intensiva da América Latina, Estados Unidos e Europa. Vamos reforçar o trabalho de integração com outras instituições para viabilizar parcerias e alinhavar políticas públicas.
5. Incrementar a oferta de serviços ao associadoNosso desafio será aumentar a oferta de vantagens aos associados da AMIB, proporcionando benefícios exclusivos aos intensivistas. Por meio do nosso site vamos apostar em novas ferramentas, como disponibilizar um maior número de publicações como livros e revistas disponíveis para consulta. A ideia é fazer com que nosso portal seja mais que uma canal de educação continuada, mas de constante fonte de informações que auxiliem o intensivista em seu dia a dia.
6. Aprimoramento da gestão técnico-administrativa da AMIBVamos seguir apostando na profissionalização interna da AMIB, investindo em treinamentos e na qualidade da gestão para que possamos contar, cada vez mais, com uma equipe sintonizada com as necessidades da nossa categoria e do mercado. O primeiro passo já foi dado pela Diretoria Executiva atual, mas ainda temos muito trabalho pela frente.
7. RBTI na Pub MédA Pub Méd é a referência das publicações científicas. Nos últimos dois anos foi feito um trabalho importante de qualificação da revista. Nesta gestão a RBTI se tornou bilíngüe e queremos dar continuidade neste processo de desenvolvimento e reputação da nossa publicação. Queremos submetê-la para que se torne referência, ganhando cada vez mais em visibilidade e credibilidade.
8. Fomentar o desenvolvimento científico e rede de pesquisaA AMIB precisa ser o principal catalisador científico e grande fomentador de pesquisas dentro da área de terapia intensiva no Brasil. Já tivemos alguns avanços significativos nesta área, como a realização do fórum de pesquisa do Fundo AMIB, publicação das recomendações para o tratamento de pacientes graves com infecção pelo vírus H1N1 e a idealização de um congresso de cunho mais científico, mas podemos avançar muito mais e atrair os intensivistas que tenham importante atuação no campo científico e das pesquisas.Atualmente nossa rede de pesquisas está em fase de implementação, sendo constituída nos moldes da rede de pesquisa canadense. Esta iniciativa será priorizada em nossa gestão.
9. Ampliar a participação dos pediatrias e neonatologistas no cotidiano da AMIB Vamos ampliar a participação destes profissionais na AMIB e trabalhar por uma regulamentação para a formação do neonatologistas que atual em terapia intensiva. Não queremos que eles se vejam como um departamento a parte, queremos a participação ativa destes profissionais nos diferentes comitês da entidade.Vamos trabalhar pela uma regulamentação da formação do neonatologista intensivista e do título de especialista de neonatologia em medicina intensiva, em continuidade as ações da gestão atual. Neste ponto temos contado com a atuação do Dr. Werther Brunow de Carvalho, que está muito empenhado em aumentar a participação dos pediatrias e neonatologias na AMIB.
10. Aumentar o espaço de atuação das especialidades não médicasContinuar o trabalho desta diretoria executiva aumentando o espaço de atuação das especialidades não médicas, criando condições para que eles possam agregar os profissionais e aumentar o intercâmbio com as sociedades mãe de suas especialidades como enfermagem, fisioterapia, psicologia e assim sucessivamente.Promover a realização de fórum científicos em diferentes cidades, sempre sem custo para os associados, pois esta idéia implementada nesta gestão tem dado ótimos resultados.
Saiba mais sobre o candidato a Diretor Presidente da chapa "AMIB para o Futuro"
Dr. Ederlon Alves de Carvalho Rezende - 43 anos
Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB-AMB
Especialista em Cardiologia pela SBC-AMBMédico pela Universidade Federal do Pará - UFPA
Vida Associativa
Primeiro Secretário da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB biênio 2008-2009
Presidente do XIV Congresso Brasileiro de Medicina IntensivaSegundo Secretário SOPATI biênio 2007-2008

Nenhum comentário: