UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, julho 18, 2009

Influenza A em Rondonia - estamos preparados?

Assistindo hoje pela manhã, 18/07/2009, a uma reportagem sobre a gripe suína no Brasil fiquei surpresa de ver que existem casos notificados em todo o Brasil MENOS em RONDONIA.
Será isso devido ao descaso das autoridades governamentais (Vigilância Sanitária e Secretarias de Saúde ) locais, despreparo médico ou má informação da população?

A verdade é que, um pouco daqui e de lá, tudo isto pode levar Rondônia a uma das maiores epidemias que se tenha visto por aqui e, se as autoridades não abrirem o olho e começarem a agir rápido, a população vai mais uma vez pagar o preço da desorganização e do desinteresse.

Sem querer levar ninguém ao pânico, o governo de Rondonia nada ou pouco tem feito para prevenir ou remediar a situação da Influenza A por aqui e, pelo andar da carruagem, essa maneira displicente de encarar a saúde neste estado pode aumentar o risco desta epidemia tomar proporções gigantescas e catastróficas.

Quais as providências que a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Rondonia tem tomado ou vão tomar (já deviam ter tomado!) em relação a Influenza A nesta região? Rondônia é uma terra de imigrantes e de viajantes. Por aqui muitos passam em busca de oportunidades. Onde está o controle portuário e do aeroporto? Onde estão os alertas à população? Quais são as ações que o governo está tomando mediante essa ameaça? Porto Velho está preparado para a Influenza A - H1N1?

Com a construção das Usinas aumentou em muito o número dos que por aqui circulam. Existe alguma fiscalização, divulgação de informação ou ação no sentido de alertar a população e preparar equipes de saúde para o evento Influenza A no estado de Rondonia?

Você acredita mesmo que nesse país de meu Deus, onde já houveram vários casos de morte por Influenza A no sul e no sudeste, somente Rondonia recebeu o privilégio de não ser atacada pelo vírus na Região Norte e no Brasil? Alguma coisa não anda bem nesta estatistica tão beneficente a Rondonia e a minha sugestão é que a população fique alerta.

No sentido de prestar serviço à comunidade de Rondonia e a outras que possam vir nos visitar, o Blog da SOTIRO disponibiliza ao internauta informações sérias e práticas, tais como protocolos e outras informações úteis, a respeito da Influenza A - H1N1, contidas no site do Ministério da Saúde.

Vale a pena conferir!

Ministério da Saúde:
Protocolos para o enfretamento da Influenza A (H1N1) nos Portos, Aeroportos e Fronteiras
Ocorrência de infeccção por Influenza A
Aos viajantes
Aos serviços de saúde

Vídeos:
Formas de Contágio
Higienização das mãos

Internacional:
H1N1 Influenza Center - The New England Journal of Medicine



Flavia

Um comentário:

Taciana Giesel disse...

Médicos de todo o país poderão parar por 24h em defesa do SUS

Médicos de todo o país poderão paralisar suas atividades por 24 horas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). No dia da paralisação, prevista para 21 de outubro, somente serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência.

http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/386061