UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, junho 29, 2013

Sepses X Inflamação

A resposta imune quando localizada apresenta vantagens ao organismo e envolve a eliminação da infecção acompanhada de reparo tissular. Na presença de inflamação sistêmica, porém, a reação inflamatória à injúria tissular é capaz de ativar o sistema da coagulação, inibir anticoagulantes endógenos e atenuar a resposta fibrinolítica.

Na sepse, os mecanismos antinflamatórios sistemicos ativados resultam em lesão microcirculatória difusa caracterizada por alterações endoteliais que induzem ao aumento da permeabilidade capilar, trombose, deformabilidade das hemácias e agregação de leucócitos diminuindo o fluxo sanguíneo e resultando em hipóxia tecidual que determina a disfunção celular e se traduz por disfunção orgânica.

Azecedo MRA, Converso APG – Inflamação, Coagulação e Sepse. NewsLab, ed.77, p. 156-160. 2006

Knobel E, Janot de Matos GE et al. Sepse – Inflamação e Coagulação. Critical Care Medicine, n. 4, p. 1-2. 2000

Esmon CT, Fukodome K, Mather T et al. Inflamation, sepsis and coagulation. Haematologica, n. 84, p. 254-259. 1999

quarta-feira, junho 26, 2013

COMUNICADO OFICIAL aos sindicatos e aos médicos brasileiros contra importação de médicos

fenam

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, convocou na manhã desta segunda-feira (24), os sindicatos médicos brasileiros para participarem de reunião emergencial para deliberações sobre manifestações e greve geral, contra o anúncio da presidente Dilma Rousseff de que trará médicos estrangeiros para atuarem no Brasil.

A reunião será nesta quarta-feira (26), às 9 horas, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB). Logo após, às 10 horas, haverá uma coletiva de imprensa, convocada pela FENAM, onde todas as deliberações serão comunicadas a mídia brasileira, bem como os motivos da categoria para repudiar a medida governamental.

No mesmo dia, às 12 horas, um Fórum sobre as experiências com a importação de Médicos em outros países será realizado no auditório da AMB, onde o vice-presidente da Confederação Médica Latino Americana (CONFEMEL), Douglas Natera, falará das consequências que a importação de médicos pode trazer para o Brasil e para a população brasileira.

Sequencialmente, os sindicatos convocarão nas suas bases assembleias com seus médicos para implementarem as decisões que serão anunciadas na coletiva do mesmo dia.

O momento é histórico e decisivo para os médicos e a saúde da nação.

Confira a agenda:
9hs – Reunião com médicos e sindicatos
– na sede da AMB, localizada na Avenida São Carlos do Pinhal, nº 324, Bela Vista, São Paulo-SP.
10hs – Coletiva de imprensa – na sede da AMB, localizada na Avenida São Carlos do Pinhal, nº 324, Bela Vista, São Paulo-SP.
12hs - Fórum sobre as experiências com a importação de Médicos – na sede da AMB, localizada na Avenida São Carlos do Pinhal, nº 324, Bela Vista, São Paulo-SP.

Fonte: FENAM