UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, novembro 06, 2010

Fórum de Enfermagem - 27/11/2010

A qualificação dos profissionais que atuam no atendimento de pacientes nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) do país é um dos fatores que contribuem com a eficácia do tratamento.

Em mais uma atividade de qualificação profissional a AMIB realizará, em parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva de Rondônia (SOTIRO), o Fórum de Enfermagem no estado de Rondônia, dia 27 de novembro, no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping.

Com o tema: "A Busca pela Excelência na Assistência Intensiva" o Fórum abordará assuntos relevantes para a Terapia Intensiva como: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Neurointensiva, Sepse: Tratamento e cuidados de Enfermagem, Hemodiálise na Terapia Intensiva, Como Nutrir o Paciente Crítico, Monitorização Hemodinâmica com Cateter de Artéria Pulmonar, Interpretando o Balão Intra-aórtico, Sedação e Analgesia Controlados por Enfermeiros.

Os enfermeiros também terão oportunidade de participar de uma mesa redonda que abordará o controle de infecções em UTI. "Sabemos que a cada dia surgem mais germes resistentes dentro das UTIs. Precisamos nos preparar para enfrentar essa situação e combatê-las. Conversaremos sobre higiene oral, prevenção para o cateter venoso central, prevenção de ITU, como prevenir PAVM", comenta Jandra Cibele Rodrigues, presidente do Departamento de Enfermagem da SOTIRO.

De acordo com Jandra Cibele, a expectativa da SOTIRO é reunir um grande número de profissionais, devido à carência de atividades de capacitação na área de Terapia Intensiva. "Recebemos muitas solicitações de eventos para enfermeiros por isso estamos organizando um Fórum que atenda essas demandas. E para garantirmos esse sucesso convidamos profissionais de renome para ministrar as palestras. As enfermeiras de São Paulo, Renata Pietro, presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB, e Juliana Borges, gerente de projeto do Laboratório do Sono do Instituto do Coração de São Paulo, já estão confirmadas", finaliza.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos telefones:
Jandra Cibele - (69) 8402.3605;
Arethusa - (69) 8111.9080;
Rosana - (69) 8115.8306.


FORUM DE ENFERMAGEM SOTIRO/AMIB
A BUSCA PELA EXCELÊNCIA NA ASSISTÊNCIA INTENSIVA

08:00
Inscrições e distribuição de material.

08:15
Mensagem de abertura.

08:30 - 09:00
Sistematização da Assistência de Enfermagem: Como elabora-la?

09:00 - 09:30
Enfermagem Neurointensiva: o que precisamos saber?

09:30 - 10:00
Coffee Break

10:00 - 12:00
Mesa Redonda: Controle de Infecções em UTI. Combate aos germes (cada vez mais) resistentes.
Higiene oral: quando e como.
Prevenção para o cateter venoso central
Prevenção de ITU: quando retirar a SVD?
PAVM - como prevenir?

12:00 - 13:30
Horário livre para almoço.

13:30 - 14:00
Sepse: Tratamento e cuidados de Enfermagem.

14:00 - 14:30
Hemodiálise na Terapia Intensiva: quando e Como realizar?

14:30 - 15:00
Como nutrir o paciente crítico?

15:00 - 15:30
Coffee Break

15:30 - 16:00
Monitorização Hemodinâmica com cateter de Artéria pulmonar.

16:00 - 16:30
Interpretando o Balão Intra-aórtico.

16:30 - 17:00
O despertar diário: sedação e analgesia controlados por enfermeiros.

17:00 - 18:00
Discussão, encerramento e entrega de certificados.

terça-feira, novembro 02, 2010

Uso do Bicarbonato de Sódio

Boyd J, Walley K: Curr Opin Crit Care. 2008 Aug;14(4):379-83


Os autores fazem uma revisão sobre o tema e sugerem que o bicarbonato de sódio somente seja utilizado em pacientes com acidose lática associada ao choque quando pH estiver abaixo de 7,0. Quando administrado, o bicarbonato de sódio deve ser utilizado em infusão venosa lenta para evitar as complicações secundárias ao seu uso que incluem hipercapnia e a hipocalcemia ionizada. A redução dos níveis de cálcio ionizado podem provocar redução da contratilidade cardíaca e vascular além de redução da responsividade dos vasos às catecolaminas.

Flávio E. Nácul

Antibióticos - venda sob prescrição médica

Recentemente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nova determinação: os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. Tal medida tem o objetivo de diminuir o uso indiscriminado de antibióticos e contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
A nova norma definiu também:
- As embalagens e bulas deverão incluir a seguinte frase: "“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”
- As receitas valem por 10 dias
- Todas as prescrições deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).


ATENÇÃO! A prescrição de antibióticos em receita de controle especial em duas vias se torna OBRIGATÓRIA a partir de 28 de novembro de 2010.