UTI - Cuidado humanizado do paciente crítico.

sábado, julho 18, 2009

Influenza A em Rondonia - estamos preparados?

Assistindo hoje pela manhã, 18/07/2009, a uma reportagem sobre a gripe suína no Brasil fiquei surpresa de ver que existem casos notificados em todo o Brasil MENOS em RONDONIA.
Será isso devido ao descaso das autoridades governamentais (Vigilância Sanitária e Secretarias de Saúde ) locais, despreparo médico ou má informação da população?

A verdade é que, um pouco daqui e de lá, tudo isto pode levar Rondônia a uma das maiores epidemias que se tenha visto por aqui e, se as autoridades não abrirem o olho e começarem a agir rápido, a população vai mais uma vez pagar o preço da desorganização e do desinteresse.

Sem querer levar ninguém ao pânico, o governo de Rondonia nada ou pouco tem feito para prevenir ou remediar a situação da Influenza A por aqui e, pelo andar da carruagem, essa maneira displicente de encarar a saúde neste estado pode aumentar o risco desta epidemia tomar proporções gigantescas e catastróficas.

Quais as providências que a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Rondonia tem tomado ou vão tomar (já deviam ter tomado!) em relação a Influenza A nesta região? Rondônia é uma terra de imigrantes e de viajantes. Por aqui muitos passam em busca de oportunidades. Onde está o controle portuário e do aeroporto? Onde estão os alertas à população? Quais são as ações que o governo está tomando mediante essa ameaça? Porto Velho está preparado para a Influenza A - H1N1?

Com a construção das Usinas aumentou em muito o número dos que por aqui circulam. Existe alguma fiscalização, divulgação de informação ou ação no sentido de alertar a população e preparar equipes de saúde para o evento Influenza A no estado de Rondonia?

Você acredita mesmo que nesse país de meu Deus, onde já houveram vários casos de morte por Influenza A no sul e no sudeste, somente Rondonia recebeu o privilégio de não ser atacada pelo vírus na Região Norte e no Brasil? Alguma coisa não anda bem nesta estatistica tão beneficente a Rondonia e a minha sugestão é que a população fique alerta.

No sentido de prestar serviço à comunidade de Rondonia e a outras que possam vir nos visitar, o Blog da SOTIRO disponibiliza ao internauta informações sérias e práticas, tais como protocolos e outras informações úteis, a respeito da Influenza A - H1N1, contidas no site do Ministério da Saúde.

Vale a pena conferir!

Ministério da Saúde:
Protocolos para o enfretamento da Influenza A (H1N1) nos Portos, Aeroportos e Fronteiras
Ocorrência de infeccção por Influenza A
Aos viajantes
Aos serviços de saúde

Vídeos:
Formas de Contágio
Higienização das mãos

Internacional:
H1N1 Influenza Center - The New England Journal of Medicine



Flavia

Nenhum comentário: